Depois de planejar, com a ajuda do calendário, as datas e lugares, agora é a hora de ver se o roteiro pode se realizar. Pesquisei um pouco sobre quais cias aéreas faziam a rota, e  procurei me informar sobre a cia escolhida. Para fazer o trecho São Paulo-Paris, escolhi a Varig, que na época ofertava passagens mais baratas.

Qual não foi a minha surpresa que a Varig, no dia seguinte que eu comprei a passagem, cancelou a rota. O que tinha sido um bom negócio acabou sendo um tormento no fim de semana que tive que esperar para saber o que fazer.

No final das contas tudo deu certo, mas passei a ficar de olho em um site muito legal, o Aquela Passagem, em que o autor dá dicas (boas) sobre como encontrar a melhor passagem, como comprar, comparativos de preços, dicas de promoções e programas de milhagem, etc.

Para os vôos entre os países que eu queria visitar (França, Reino Unido, Portugal e Espanha), optei pela pesquisa no Skyscanner. Há ainda o Wegolo, Atrapalo (esse também pesquisa ingressos de espetáculos e shows, além de hotéis e restaurantes), Flylowcostairlines (que indica quais empresas fazem a rota solicitada), Flights, Kayak, Flycheapo (que também tem algumas notícias sobre as low-costs) e Attitude Travel. Não usei os sites brasileiros como Decolar ou Submarino Viagens, porque os considero ineficientes para encontrar uma boa tarifa.

No Skyscanner consegui visualizar os vôos disponíveis, tarifas e local e pouso e decolagem. Sim, porque as cias low-costs, em geral, utilizam um aeroporto “genérico”, e quase sempre mais afastado da cidade. Às vezes pode não compensar o transtorno e o preço do transporte para chegar até o centro da cidade. No meu caso, tive que escolher outra cia, um pouco mais cara, para chegar ao aeroporto que queria em Londres.

Para todos os trechos, comprando com antecedência, dá para conseguir bons preços. Mas isso vale para pessoas como eu, que não sai de casa sem um plano e não acha que comprar tudo antecipadamente pode “engessar” a viagem. Para quem gosta de fazer as coisas pelo impulso, boa sorte! rs